top of page

Jaguariúna cai 225 posições no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 20 de ago.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 26 de ago.

Divulgação
Divulgação

Jaguariúna perdeu posições no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR), levantamento nacional realizado pelo Instituto Cidades Sustentáveis com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Em 2024 (com dados referentes de 2023) o município aparecia em 14º lugar no ranking nacional, com 63,48% de desempenho considerado “alto”, além de ocupar a 1ª posição na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Já em 2025 (dados de 2024), Jaguariúna caiu para a 239ª colocação no país, com pontuação de 59,3%, e agora é apenas a sexta colocada na RMC - em nível de desenvolvimento considerado "médio".

O estudo avalia as cidades brasileiras em áreas como saúde, educação, igualdade de gênero, trabalho digno, crescimento econômico, meio ambiente e infraestrutura, mensurando avanços e retrocessos em direção às metas da Agenda 2030 da ONU.

RMC

Na nova edição, duas cidades da região figuraram entre as 20 melhores do Brasil: Morungaba (14ª colocada) e Vinhedo (18ª). Já Indaiatuba (92ª) e Valinhos (94ª) também aparecem entre os 100 primeiros colocados, consolidando a região como uma das mais bem avaliadas no país.

Entre os indicadores divulgados, Jaguariúna teve desempenho especialmente baixo no quesito Indústria, Inovação e Infraestrutura, onde aparece com classificação “muito baixa” (0 a 39,99) devido ao baixo investimento público em infraestrutura urbana per capita. Esse fator tem pesado na média final do município, que apresentou queda em relação ao ano anterior.

A plataforma do IDSC-BR também aponta que áreas ligadas a políticas sociais, ambientais e de inclusão digital têm impacto direto na posição das cidades. Em Jaguariúna, a avaliação indica que os desafios para equilibrar crescimento econômico com desenvolvimento sustentável permanecem como pontos sensíveis.


Gráfico pode ser acessado através deste link
Gráfico pode ser acessado através deste link

Importante destacar que o IDSC-BR é baseado em 100 indicadores oficiais, provenientes de fontes públicas e órgãos em diferentes esferas — municipal, estadual e federal. Entre esses, apenas dois indicadores utilizam dados não-oficiais, referentes a emissões de gases estufa (via SEEG) e desflorestamento (via MapBiomas).

Esses indicadores envolvem diferentes áreas temáticas, como saúde, educação, renda, moradia, infraestrutura, transportes e clima. No entanto, nem todos são atualizados anualmente — alguns podem refletir dados de anos anteriores, o que significa que o ranking pode não representar totalmente a realidade específica de um único ano.

 
 
 

Comentários


Logo MJ.pdf (1).jpg
(19)991994219.jpg
Design sem nome (2).jpg
(19) 98602-1824.jpg
Design sem nome.jpg
Logo MJ.pdf.jpg

Jornalismo digital a serviço de Jaguariúna.

Notícias, conteúdos e publicidade.

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
bottom of page