Em 2026: Jaguariúna mira protagonismo Estadual com duas lideranças
- Gustavo Santos

- 24 de jul.
- 3 min de leitura

O tabuleiro político da região de Jaguariúna já começa a se movimentar com vistas às eleições de 2026. Dois nomes locais despontam com mais intensidade na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo: o ex-prefeito Gustavo Reis e a vereadora Ana Paula Espina. Ambos têm ampliado suas agendas para além dos limites do município e adotado estratégias distintas para se consolidar no cenário estadual.
Gustavo Reis, filiado ao MDB há 15 anos, comandou Jaguariúna por dois mandatos e tem atuado de forma ativa em eventos com prefeitos, empresários e lideranças do interior paulista, especialmente no Circuito das Águas.
Segundo fontes próximas, sua pré-candidatura à Alesp sofreu certo arrefecimento dentro do partido, principalmente pela possível tentativa de reeleição de deputados de peso na legenda - o que poderá dificultar a competitividade interna.
Diante disso, ganha força a especulação de que Reis possa migrar para o PSD, de Gilberto Kassab — mudança que, segundo o próprio, seria avaliada no momento oportuno, com base na realidade eleitoral.
“A realidade eleitoral impõe desafios que precisam ser avaliados no tempo certo, no momento adequado”, escreveu Gustavo, em resposta a esse artigo. Embora mantenha sua trajetória no MDB - presidi a Associação Nacional dos Prefeitos e Vices-Prefeitos da sigla -, Reis afirma que está aberto ao diálogo com lideranças de outros partidos, sempre com o objetivo de fortalecer a região.
O ex-prefeito também comentou sobre a possibilidade de integrar uma chapa majoritária em 2026, inclusive como candidato a vice-governador. Kassab já se colocou como possível disputável ao governo de SP, com a probabilidade de Tarcísio de Freitas (Republicanos) disputar o Planalto. Mas Felício Ramuth (PSD), vice de Tarcísio, surge como uma opção viável para a sucessão.
Reis, comenta-se, já estaria costurando uma vice-candidatura ao governo estadual.
"Meu nome sempre estará à disposição de projetos que tenham como objetivo maior o fortalecimento da nossa região e do nosso estado”, pontuou, deixando em aberto um possível voo mais alto.
Afirmando-se como pré-candidato à Assembleia Legislativa, o ex-prefeito acredita que sua experiência o credencia para representar a região com mais peso na Alesp. Ele vê na baixa representatividade da RMC um dos grandes gargalos políticos atuais: “A região de Campinas precisa de mais deputados na Assembleia Legislativa para ter muito mais força na discussão e defesa de temas e pautas de interesse da nossa população”.
BANDEIRAS DELA E DA SEGURANÇA
Vereadora de Jaguariúna que inicia seu segundo mandato, Ana Paula Espina (Podemos) também já engatou marcha para trabalhar sua pré-candidatura ao Legislativo estadual. Reeleita a segunda parlamentar mais votada de Jaguariúna, nos últimos dois meses intensificou suas agendas em municípios vizinhos e do centro-norte do estado.
Ana Paula adotou oficialmente o nome político de “Ana Paula Espina Palumbo”, em uma ação estratégica diante da aliança com o deputado federal Delegado Palumbo (MDB) – a quem ele considera como “a melhor vereadora do Brasil”. O deputado tem uma sólida base de apoiadores e seguidores nas redes sociais e televisivas, e vai intensificar a presença de Espina ao seu lado.
“Enxergo a política na Assembleia Legislativa como uma ponte entre as necessidades reais da população e as decisões que constroem o futuro; na região de Campinas essa representatividade precisa ser ativa, próxima e comprometida com resultados concretos”, avalia Ana Paula.
Com postura incisiva na Câmara Municipal e atuação marcada pela fiscalização, Ana Paula se projeta entre o eleitorado conservador, buscando expandir sua base política com um discurso alinhado ao combate à criminalidade e ao direto dos mais necessitados.
“Estou vereadora e com isso estou na entrada de todos os problemas. Trabalho com firmeza pelas bandeiras da segurança e da saúde, porque acredito que cuidar da vida das pessoas é a base de qualquer política pública eficaz e transformadora. Precisamos de políticas públicas eficazes, acesso à informação e uma rede de apoio que funcione”, defende.
Enquanto Gustavo Reis aposta em sua experiência e articulação regional, Ana Paula Espina investe em uma imagem combativa, ligada a uma pauta de segurança pública e em sintonia com a nova direita paulista.
Além desses dois nomes, o restante do cenário político regional ainda se mostra tímido. Outros pré-candidatos ainda tentam se consolidar, mas a expectativa é que, até o fim do ano, o cenário comece a se definir com mais clareza, impulsionado pelo aquecimento do calendário eleitoral.
As pautas locais devem ganhar maior protagonismo nas campanhas, com promessas de investimentos, melhorias em infraestrutura e segurança, buscando conectar as bases municipais aos desafios do Estado. A corrida está lançada.








.jpg)
991994219.jpg)
.jpg)
%2098602-1824.jpg)


Comentários