Pontos de ônibus danificados motivam cobrança e projeto de concessão em Jaguariúna
- Gustavo Santos

- há 8 horas
- 2 min de leitura

Pontos de ônibus danificados fazem parte do cotidiano de usuários do transporte público em Jaguariúna, que frequentemente relatam problemas estruturais em abrigos espalhados pela cidade. Nesta semana, O Jaguar publicou a situação de um ponto localizado na Avenida Laércio Gothardo, ao lado da Guarda Municipal, que apresenta danos na cobertura.
Na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (10), vereadores apresentaram indicações solicitando manutenção e consertos em pontos de ônibus em diferentes bairros do município.


De acordo com a secretaria de Mobilidade Urbana, Jaguariúna possui aproximadamente de 100 abrigos de ônibus instalados. A pasta informou que as manutenções são realizadas conforme a demanda, e que prioriza intervenções pontuais decorrentes do desgaste natural e da exposição ao tempo.
“No momento, os abrigos existentes não demandam substituição integral de suas estruturas, sendo executados apenas reparos localizados, como a troca de coberturas, ajustes estruturais específicos e demais manutenções corretivas”.

A Mobilidade Urbana também relatou que, em razão do aumento da demanda associado a novos empreendimentos, ao menos seis novos abrigos foram instalados em 2025. Outros 12 já teriam sido exigidos como diretriz viária e deverão ser implantados pelos empreendedores.
“No âmbito da análise e definição das diretrizes viárias aplicáveis a novos empreendimentos imobiliários, a Secretaria de Mobilidade Urbana adota como procedimento padrão a exigência de implantação de novos abrigos de ônibus ou a substituição dos modelos existentes por versões mais modernas, sempre que o empreendimento gere impacto significativo na demanda de passageiros do transporte público na região de sua implantação”, explicou, em nota.
Concessão dos pontos
Além das ações do poder público, tramita na Câmara Municipal um projeto de lei que propõe atribuir às empresas concessionárias ou permissionárias do transporte coletivo urbano a responsabilidade pela construção, manutenção, conservação, reforma, substituição e adequação dos pontos de ônibus e abrigos do município.
O PL, de autoria da vereadora Ana Paula Espina (Podemos) foi lido na sessão desta terça, deve receber parecer das comissões e, caso tenha legalidade, colocado em votação.
O texto estabelece que as empresas sejam responsáveis pela construção de novos pontos conforme a demanda definida pelo Município, manutenção preventiva e corretiva, substituição de estruturas deterioradas, limpeza, garantia de acessibilidade e instalação de sinalização e informações sobre linhas e horários.







.jpg)
991994219.jpg)
.jpg)
%2098602-1824.jpg)


Comentários