Jaguariúna abre processo para terceirização do serviço de atendimento do Cartão Cidadão
- Redação
- 10 de jul.
- 1 min de leitura
Atualizado: há 3 dias

A Prefeitura de Jaguariúna vai terceirizar o sistema e o atendimento do Cartão Cidadão em um investimento estimado de R$ 1,52 milhão. O objetivo, conforme justifica-se no edital, é para modernizar o serviço, ampliar o atendimento à população e garantir maior eficiência no gerenciamento dos dados dos beneficiários.
A sessão pública para abertura da licitação está marcada para o dia 23 de julho de 2025, quando serão conhecidas as empresas interessadas em executar o serviço. Segundo o Departamento de Inovação e Tecnologia, o valor para a contratação foi obtido por meio de consulta a empresas prestadoras de serviços no mercado.
A contratação prevê a implantação de uma central de atendimento, tanto presencial quanto por canais eletrônicos. De acordo com o edital, deverá implantar a estrutura, fornecer equipamentos, mobiliário, pessoal qualificado (até 7 funcionários), suporte técnico e o treinamento de servidores municipais.
Atualmente, o município registra uma média mensal de 1.471 atualizações cadastrais, 365 novos cadastros e 438 alterações de endereço.
Segundo justificativa da administração, o modelo foi escolhido após análise de alternativas, como o cadastro físico ou por correspondência, consideradas lentas, caras e propensas a erros. A terceirização, segundo “o Estudo Técnico Preliminar nº 668/2025, apresentou a melhor relação custo-benefício, sendo mais eficiente e escalável”.

A central será implantada assim que concluídos os trâmites legais, com espaço físico disponibilizado pela própria Prefeitura.
Comments