Frota precária da PM de Jaguariúna vira alvo de pressão junto ao secretário Derrite
- Gustavo Santos

- 25 de set.
- 2 min de leitura

Em uma semana em que Jaguariúna concentra os olhares da região por receber milhares de visitantes no Rodeio Festival, a situação da frota da Polícia Militar do município veio à tona de forma ainda mais contundente. A denúncia partiu da vereadora Ana Paula Espina (Podemos), presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara, que criticou em redes sociais o secretário estadual de Segurança Guilherme Derrite, e o oficiou cobrando explicações sobre a exclusão da cidade no recente repasse de novas viaturas.
Em sua postagem, a vereadora afirmou que as viaturas não estão em condições de trabalho, “caindo os pedaços”, escreveu. Atualmente a frota da PM local é de três viaturas (um Gol e duas Duster), duas motocicletas e uma viatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), esta última cedida pela Prefeitura.
Na avaliação das autoridades, ao menos quatro viaturas em plenas condições de uso e duas motocicletas seria o quadro ideal para Jaguariúna. Isso permitiria manter parte da frota em manutenção sem desfalcar o policiamento ostensivo, garantindo atendimento de ocorrências, apoio operacional e veículos de reserva.
Nesta quinta-feira (25), a vereadora Ana Paula Espina protocolou um ofício endereçado à Secretaria de Segurança Pública do Estado, direcionado ao secretário Guilherme Derrite, no qual enfatiza a urgência da situação. No documento, ela ressalta:
“As viaturas atualmente em uso encontram-se em estado precário, sucateadas, com constantes falhas de manutenção e, em muitos casos, sem condições adequadas para o desempenho de atividades de perseguição e patrulhamento. Tal situação coloca em risco não apenas a segurança pública da população, mas também a vida dos policiais condutores desses veículos.”
PRÓXIMO LOTE
Há poucos dias o secretário estadual Derrite esteve ao lado do prefeito Davi Neto (PP), em gravação de vídeo, anunciando medidas de reforço para a segurança do Rodeio Festival. Na mesma semana, a região de Campinas foi contemplada com 40 novas viaturas destinadas às Polícias Militar e Civil, em investimento que ultrapassou R$ 5 milhões. Jaguariúna, no entanto, não recebeu nenhum veículo.
Municípios vizinhos, como Santo Antônio de Posse e Engenheiro Coelho, foram contemplados.
Em resposta ao O Jaguar, a prefeitura garantiu que o município será contemplado no próximo lote de entrega de viaturas. Davi teria feito pessoalmente a solicitação ao secretário na última semana, informou a assessoria.
Já a Secretaria de Estado de Segurança (SSP-SP) explicou, em nota, que a entrega de viaturas faz parte de um processo contínuo de renovação e modernização das frotas das polícias Civil e Militar em todo o Estado. A Pasta não mencionou a contemplação de nova viatura para Jaguariúna.
“Os critérios para a destinação dos veículos consideram fatores técnicos e operacionais, como o tamanho da frota já existente, a demanda de atendimento de ocorrências, as necessidades específicas das unidades policiais e o planejamento estratégico das corporações em cada região”.
NOVAS VIATURAS DA GCM
Enquanto a PM aguarda reforços do Estado, a Guarda Municipal de Jaguariúna deve renovar a frota alugada. Atualmente, a corporação conta com sete viaturas, cujo contrato de locação vence em outubro. A previsão é de que, na primeira semana do próximo mês, seja aberta licitação para contratar seis novos veículos, com gasto estimado em R$ 660 mil por ano.








.jpg)
991994219.jpg)
.jpg)
%2098602-1824.jpg)


Comentários