Rotatória da UPA terá nova faixa para ampliar o fluxo crítico de veículos
- Gustavo Santos

- há 2 dias
- 2 min de leitura

A Prefeitura de Jaguariúna publicou nesta semana, no Diário Oficial do Município, o edital de concorrência eletrônica para as obras de readequação da rotatória da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um ponto crítico de fluxo viário que recebe motoristas de todas as regiões da cidade.
A licitação está marcada para o dia 19 de fevereiro, e o investimento total previsto é de aproximadamente R$ 460 mil. O projeto de reformulação da UPA é discutido desde 2022, e desde então medidas pontuais tentam organizar o trânsito na região.
As mudanças previstas para o 'balão' serão a redução do raio da rotatória e a abertura de uma segunda faixa de rolamento (com 2,5 de largura); medidas que a Secretaria de Mobilidade Urbana avalia suficiente para ampliar a capacidade de circulação e dar mais fluidez ao trânsito.
MUDANÇAS
O projeto também prevê a readequação dos ângulos de entrada e saída para as vias adjacentes.
“Essas obras são necessárias para adequar a rotatória ao volume atual de veículos. A implantação da segunda faixa e o ajuste geométrico das entradas e saídas vão permitir uma circulação mais eficiente e segura”, afirmou Mauro Haddad, secretário de Mobilidade de Jaguariúna.
Haddad informou que após a conclusão das obras civis, serão implantadas sinalização viária, incluindo pintura de solo, instalação de tachas e tachões, placas verticais e alterações no sentido de circulação de algumas vias do entorno. É possível que ruas passem a ser mão única, mas a secretaria não detalhou no momento.
“Toda mudança será acompanhada de sinalização adequada para garantir que os motoristas compreendam o novo desenho viário”, destacou Haddad.

SEM SEMÁFOROS
Ainda de acordo com o secretário, o projeto foi concebido, neste primeiro momento, para dispensar a instalação de semáforos na rotatória.
“A implantação de controle semafórico exigiria um investimento muito maior, tanto pelo número de equipamentos quanto pela complexidade de programação. Além disso, as obras já são imprescindíveis para atender à demanda atual, independentemente da adoção de semáforos”, explicou.
A Secretaria de Mobilidade Urbana informou ainda que, após a implementação das melhorias, o local seguirá sendo monitorado continuamente, para avaliação da necessidade de novas intervenções no futuro.
“Nosso objetivo é garantir fluidez e segurança para motoristas e pedestres, acompanhando o comportamento do tráfego após as mudanças”, disse.
As intervenções dão sequência às alterações viárias iniciadas em julho de 2024, quando a rotatória passou a contar com novas sinalizações de preferência e faixas duplas de acesso pelas avenidas Pinto Catão e Luciano Vladimir Poltronieri.
A verba para as obras são de emendas parlamentares dos deputados estaduais Alex Madureira (PL), que destinou R$ 300 mil, e Jorge Caruso (MDB), que complementou o valor necessário para a execução das obras.







.jpg)
991994219.jpg)
.jpg)
%2098602-1824.jpg)


Comentários