top of page
Foto do escritorGustavo Santos

Revelação de dados coloca prefeito de Pedreira em possível esquema de divulgação de conteúdos difamatórios



Dados divulgados pela Meta, empresa responsável pelo Facebook e Instagram, em cumprimento de decisão da Justiça Eleitoral, revelaram essa semana que uma página que veicula conteúdos caluniosos e difamatórios sobre políticos durante o período eleitoral está em nome de Fábio Vinícius Polidoro, prefeito de Pedreira e candidato à reeleição.


A confirmação de três e-mails (dois deles da empresa do prefeito em Jaguariúna) em nome de Fábio Polidoro na página “Aponta Pedreira” levanta fortes suspeitas sobre a possível existência de um ‘gabinete do ódio’ com o objetivo de atacar adversários políticos.


Na última sexta-feira (20) a Justiça Eleitoral da 333ª Zona Eleitoral de Pedreira havia determinado a identificação dos responsáveis pela página “Aponta Pedreira” e exigido a exclusão de conteúdos difamatórios e caluniosos contra Dr. Paulo Begalli, candidato a prefeito pela Coligação Pedreira Sem Medo.


A justiça também determinou que as operadoras de telefonia forneçam informações sobre o número de telefone associado ao e-mail da página para aprofundar a identificação dos envolvidos.

Dados fornecidos pela Meta Business

No total, onze conteúdos, entre postagens no Facebook e Instagram, foram apagados da página. Ainda de acordo com os dados fornecidos pela Meta, houve um investimento de R$ 2.000, entre agosto e setembro, para impulsionamento de conteúdos difamatórios e Fake News.


O uso de inteligência artificial na produção dos vídeos, conforme apontado na denúncia, amplia ainda mais o potencial danoso da prática, influenciando a opinião pública com conteúdo manipulado e anônimo.


“No caso concreto, vê-se claramente a intenção difamatória do requerido que, inclusive, se esconde no anonimato para realizar pedido de não voto (...) Neste passo, há fortes indícios de divulgação de notícia descontextualizada e inverídica que fere a legislação eleitoral, razão pela qual se faz necessário a supressão do vídeo”, considerou o promotor de Justiça, Sergio Luis Caldas Spina, em manifestação do Ministério Público no processo.


Os responsáveis poderão responder por abuso de poder político, com possíveis implicações legais para Fábio Vinícius Polidoro. Se confirmada a prática do gabinete do ódio, o candidato pode sofrer sanções que variam desde a inelegibilidade até multas significativas e perda de direitos políticos.


OUTRO LADO


Em nota, o prefeito Fábio Polidoro confirmou ao O Jaguar sua ligação com a página “Aponta Pedreira”, mas argumenta que o canal foi cedido para um dos seus apoiadores, que então teria assumido o domínio das publicações e divulgações.


Para Polidoro, na referida página não constam Fake News ou inverdades, “constam apenas vídeos humorísticos” que, segundo ele, demonstram que o candidato Paulo Begalli está coligado com um partido de esquerda (PSB).


“Vale ressaltar que não houve julgamento de mérito na referida ação, e que, demais esclarecimentos, serão realizados nos autos, após regular citação/intimação”, pontuou.

754 visualizações0 comentário

Comments


(19)991994219.jpg
Design sem nome.jpg
(19) 98602-1824.jpg
bottom of page