top of page

Jaguariúna mobiliza nova etapa do restauro da Matriz Centenária

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 16 de out.
  • 2 min de leitura
De estilo gótico-bizantino, construção é do século 19 - Foto: Divulgação
De estilo gótico-bizantino, construção é do século 19 - Foto: Divulgação

A Matriz Centenária de Santa Maria, marco histórico da fundação de Jaguariúna, entra em uma nova fase de restauração. Depois de 18 meses de trabalho e de diversas campanhas comunitárias, os voluntários responsáveis pelo projeto iniciam agora o restauro da torre e da parte interna do templo.


As etapas anteriores contemplaram a recuperação do telhado, madeiramento, forro e rebocos laterais externos, todas viabilizadas exclusivamente com doações da comunidade local.


Os organizadores agora buscam a adesão das indústrias e empresas do município, para ajudar a custear as próximas etapas do restauro. O projeto é conduzido por uma comissão formada pelos jaguariunenses, com apoio da Paróquia Santa Maria e da prefeitura.


Os gastos com aluguel de andaimes, transporte e montagem devem totalizar aproximadamente R$ 100 mil. A reforma completa deverá custar cerca de R$ 2 milhões.


ree

“Salvar este Patrimônio Histórico é investir em cultura. Trará como consequência o desenvolvimento do turismo e da economia locais. É uma questão de bom senso e bom gosto”, reforça o manifesto divulgado pelos voluntários.

A comissão conta com o apoio técnico de especialistas da Unicamp, responsáveis pelo projeto artístico e arquitetônico do restauro.


O início da construção da Matriz foi em 1889, a pedido do fundador de Jaguariúna, Amâncio Bueno, no estilo gótico-bizantino. Sua inauguração ocorreu nos dias 12 e 13 de janeiro de 1895, na Praça Umbelina Bueno.


Contribuições


A comissão também convida novos voluntários a se engajarem nas ações beneficentes — como bazares e jantares dançantes — que ajudam a sustentar financeiramente o projeto.

As contribuições podem ser feitas por meio de Pix (restauromarcozero@hotmail.com), depósito no Banco do Brasil (Agência 2200-4, Conta 11.739-0) ou diretamente no cofre do restauro, instalado na Matriz Nova.

Mais informações sobre o andamento das obras estão disponíveis nas redes sociais oficiais, pelo perfil @restauromatrizcentenaria.

 
 
 

Comentários


Logo MJ.pdf (1).jpg
(19)991994219.jpg
Design sem nome (2).jpg
(19) 98602-1824.jpg
Design sem nome.jpg
Logo MJ.pdf.jpg

Jornalismo digital a serviço de Jaguariúna.

Notícias, conteúdos e publicidade.

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
bottom of page