Associação Cisne deve apresentar relatório de plano compensatório; Prefeitura elabora novo edital
- Gustavo Santos
- há 21 horas
- 2 min de leitura
Atualizado: há 22 minutos
A Associação Beneficente Cisne encerrou nesta quinta-feira (31) o prazo para a execução do plano compensatório apresentado à Prefeitura de Jaguariúna. O documento havia sido protocolado no final de maio como resposta ao não cumprimento de metas quantitativas nos dois primeiros meses de 2025, no âmbito do contrato com a Secretaria Municipal de Saúde.
O plano previa uma série de ações corretivas a serem realizadas durante os meses de junho e julho, com o objetivo de reverter as falhas identificadas no primeiro bimestre.
A partir de agora, a Prefeitura aguarda o relatório final da entidade com o detalhamento do que efetivamente foi realizado. Somente após a análise técnica desse material será possível confirmar se a Cisne cumpriu com as obrigações assumidas.
Entre as metas inicialmente descumpridas estavam a ausência de atendimentos em áreas como psicologia, nutrição e serviço social, além da redução significativa no número de visitas domiciliares e consultas médicas previstas.
Segundo os documentos analisados pela Secretaria de Saúde, em algumas unidades não foram realizados sequer os atendimentos mínimos pactuados.
A Cisne teria justificado as falhas com uma série de argumentos, entre eles a dificuldade na contratação de profissionais especializados, problemas no sistema de agendamento municipal, alto índice de absenteísmo dos pacientes e atrasos no início dos contratos de alguns colaboradores.
Também foram apontadas dificuldades estruturais em unidades de saúde e limitações administrativas no processo de transição da gestão, iniciada no final do ano passado.
▪️Transição em andamento
Paralelamente à análise do relatório da Cisne, a Prefeitura de Jaguariúna já iniciou os trâmites para a substituição da atual gestora dos serviços de saúde. Um grupo de trabalho formado por técnicos da Secretaria de Saúde e de outras áreas do governo municipal “está em fase avançada de elaboração dos editais” de licitação que irão reger a nova contratação, informou a prefeitura.
A expectativa é de que o processo licitatório seja publicado em breve, com o objetivo de assegurar a continuidade dos serviços e qualificar o atendimento prestado à população. Internamente, a administração municipal já trata a transição como inevitável, diante do histórico de descumprimento de metas por parte da Cisne.
▪️NOTA DA ASSOCIAÇÃO CISNE:
“Todos os motivos do não atingimento de algumas metas foram devidamente justificados à administração pública, o que, inclusive, está ajudando o município a entender melhor as questões subjacentes relacionadas a dinâmica de saúde, de forma a qualificar como um todo o processo de gestão em saúde.
Importa destacar que o instituto vem reportando e trabalhando junto à SMS para melhorar e ajustar todas as particularidades e minúcias do processo de gestão das unidades em questão. Importante relembrar que os chamamentos anteriores fracassaram por incorreções/incompatibilidade de edital.
Assim, a atuação da Cisne durante o período do contrato serviu para esclarecer a municipalidade sobre o que de fato acontecia na gestão de saúde no município.”
📷📝 O Jaguar
Comments