Zona Azul registra mais de 5 mil infrações no semestre; motoristas cobram clareza nas regras
- Gustavo Santos

- 28 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de ago.

Mais de 6 mil infrações foram registradas na Zona Azul de Jaguariúna entre janeiro e junho deste ano, em meio a reclamações da população sobre a falta de informações claras a respeito das multas e dos critérios adotados. Segundo balanço da Secretaria de Mobilidade Urbana, obtido pelo O Jaguar, 5.194 autuações foram validadas após auditoria das imagens. As demais foram descartadas por problemas como placas ilegíveis, divergências de localização e erros de digitação.
No mesmo período, o relatório aponta 66.737 ativações regulares do serviço.
Uma das principais reclamações dos motoristas é a falta de informação sobre o tempo de carência até a ativação do sistema. Segundo os usuários, esse seria o maior motivo para a aplicação das multas. A administração informou no relatório que pretende reforçar campanhas educativas para orientar os motoristas, mas não detalhou se haverá ajustes nas normas ou mudanças no processo de fiscalização, ou quando essas campanhas deverão se iniciar.
Como funciona a Zona Azul
De acordo com informações disponíveis em materiais divulgados pela Prefeitura no início da operação do sistema, em dezembro de 2024, são permitidas até duas horas de permanência por vaga, com tarifa de R$ 2,50 por hora e possibilidade de fracionamento em períodos de 30 minutos.
Há ainda 10 minutos iniciais gratuitos e outros 10 minutos adicionais para regularização; no entanto, a falta de validação nesse intervalo pode gerar multa.
O pagamento pode ser realizado pelo aplicativo “Vaga Legal”, por meio de QR Codes instalados nas placas, em paquímetros ou em pontos de venda credenciados no comércio local. O estacionamento rotativo funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. Fora desses horários, o uso das vagas é gratuito.
Fiscalização e penalidades
A fiscalização ocorre via videomonitoramento. Motoristas que não efetuarem o pagamento estão sujeitos a multa de R$ 195,00 e 5 pontos na CNH.
O sistema prevê também:
Período de tolerância de 20 minutos para o motorista ativar a autorização de estacionamento;
Vagas exclusivas para idosos e pessoas com deficiência, com isenção de tarifa por um tempo limitado – sendo a primeira hora gratuita e o máximo de permanência permitido de duas horas mediante credencial;
Proibição de motos ocuparem vagas destinadas a carros, sob risco de autuação.








.jpg)
991994219.jpg)
.jpg)
%2098602-1824.jpg)


Comentários