Projeto "A Arte de Bordar pelo Brasil" chega a Jaguariúna com formação gratuita
- Redação
- há 4 horas
- 3 min de leitura

O projeto "A Arte de Bordar pelo Brasil: Bordando Sonhos" retorna à região de Campinas, com o propósito de resgatar memórias, fortalecer vínculos e oferecer oportunidades para que mulheres aprendam a arte do bordado em pedrarias de forma totalmente gratuita. A iniciativa, conduzida pela artista Fernanda Nadal, será realizada em Jaguariúna, contemplando 10 participantes que receberão um kit de bordado e uma bolsa-auxílio de R$ 350,00.
As oficinas ocorrem de 4 a 8 de agosto no Espaço Azul, no Parque Santa Maria, com encerramento no dia 9 de agosto na Feira de Arte e Artesanato de Jaguariúna. Para esta edição haverá duas turmas de 50 alunas, nos seguintes horários: das 7h30 às 12h30 e das 13h30 às 18h30.
As inscrições podem ser realizadas de 19 a 29 de julho, por meio do link https//forms.gle/YhN9ek1v29yjN7Ey5.
As vagas são destinadas a mulheres a partir de 14 anos e a seleção priorizará mulheres sem vínculos empregatícios, pretas e pardas, indígenas e quilombolas, conforme autorreconhecimento informado no formulário de inscrição.
A bolsa-auxílio no valor de R$ 350,00 visa contribuir para os custos de transporte ou aquisição de materiais, apoiando as participantes em sua inserção no mercado de trabalho com bordados em pedrarias. O valor será pago em duas vezes, uma no início do curso e outra no final, para as concluintes.
Cada aluna receberá uma cartilha com um guia detalhado, que servirá de apoio durante e após as aulas. A formação abrange o aprendizado de 16 pontos de bordado em pedrarias, além de técnicas de arremate e acabamento.
O encerramento contará com uma exposição aberta à comunidade, apresentando os trabalhos desenvolvidos pelas bordadeiras. As participantes também poderão integrar a Plataforma online “Bordadeiras do Brasil”, e 20 delas serão selecionadas para participar de uma Mentoria Exclusiva com a artista Fernanda Nadal, em formato online, durante três meses. Nesta edição, as peças produzidas durante as aulas poderão ser comercializadas durante a exposição de encerramento.
O grande objetivo da artista Fernanda Nadal é transformar vidas por meio da arte, promovendo a geração de renda e fortalecimento da autonomia feminina. Com uma carreira reconhecida no mundo da moda, Fernanda ministra cursos no Brasil e no exterior, incluindo países como Itália, França e Alemanha.
Desde 2022, o projeto que está em sua 6ª edição já formou 798 mulheres em 10 cidades. “É uma alegria retornar à região de Campinas, agora em Jaguariúna. Além da prática do bordado em pedrarias, vamos discutir temas como empreendedorismo feminino, consumo consciente e estratégias de divulgação nas redes sociais. A ideia é que estas mulheres saiam daqui prontas para empreender”, destaca Fernanda Nadal.
Plataforma digital e mentoria exclusiva

O projeto também contempla a possibilidade de inclusão dessas mulheres na Plataforma Digital Bordadeiras do Brasil, que foi criada para possibilitar a divulgação do trabalho das participantes que tenham a intenção de dar continuidade a trabalhos na área, junto a pessoas e empresas interessadas na mão de obra com o bordado em pedrarias.
Ainda, serão selecionadas 20 mulheres que receberão acesso por três meses ao conteúdo do Clube Criativo, um clube de assinaturas idealizado por Fernanda Nadal, que tem como intuito transformar talento em oportunidade.
Durante o período, as contempladas receberão materiais e vídeo-aulas com conteúdos exclusivos, além de realizar um encontro mensal on-line ao vivo com a artista. Os encontros ocorrerão por meio da Plataforma Google Meet e terão duração de uma hora cada.
Tanto para a Plataforma quanto para a Mentoria Exclusiva, para a seleção das mulheres será levado em conta o comprometimento em aula, capricho nos pontos aprendidos e criatividade na criação da obra final.
Para saber mais, acesse: https://www.bordadeirasdobrasil.com.br/.
O PROJETO
O projeto “A Arte de Bordar pelo Brasil: Bordando Sonhos” (PRONAC 247803) é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91) – Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil: União e Reconstrução, e conta, em Jaguariúna, com o patrocínio da MAHLE e apoio da Prefeitura Municipal de Jaguariúna. A coordenação geral é de Fernanda Nadal e a Produção Executiva da Amora Produções Culturais.
Comments