Vereadores questionam atendimento da pediatria disponibilizado no PAI de Jaguariúna
Atualizado: 20 de mai. de 2023
Os vereadores Ana Paula Espina e Cristiano Cecon são autores de questionamentos feitos à Secretaria de Saúde de Jaguariúna e à administração do Hospital Municipal Walter Ferrari sobre a quantidade de pediatras que estão realizando atendimento às crianças que procuram o PAI (Pronto Atendimento Infantil), inaugurado no ano passado.
As indagações foram feitas durante as duas últimas sessões ordinárias de maio. Ambos os parlamentares afirmam ter presenciado a demora no atendimento dos pacientes durante a semana. Ana Paula Espina citou os requerimentos já protocolados na Prefeitura indagando se três pediatras são suficientes para o atendimento da demanda, e, segundo ela, as respostas foram de que não precisaria de mais contratações. “Quando visitei (o PAI), uma médica chegou 7h da manhã e o outro médico chegou 8h40. Questionei o motivo dele chegar atrasado ele disse que saiu tarde do plantão, sendo que o plantão em Jaguariúna abre 7h e ele saiu 7h20 de Hortolândia“, expôs Ana em tribuna. “Então a sala de entrada infelizmente ficou sem atendimento“, prosseguiu.
Já o vereador Cecon afirma que foi informado sobre a presença de apenas dois pediatras no atendimento do PAI, e um terceiro no atendimento das gestantes, em outro setor do hospital. Em outro requerimento, Ana Paula pediu “todos os controles de ponto de entrada e saída dos médicos pediatras do PAI“, além de cobrar informações sobre o número de óbitos de crianças que ocorreram, nos últimos 60 dias, no PAI. Cecon e Espina cobraram da Associação Santa Maria de Saúde (Asamas), a cópia dos prontuários de atendimento e cópia das escalas dos médicos, contendo o nome e CRM, e dos dias de atendimento nos casos em que houveram óbitos. O Executivo tem até 60 dias para responder aos questionamentos.
Σχόλια