Vereadores questionam adiamento de exames mas não aparecem na audiência da Saúde
A sessão da Câmara nesta terça-feira (15), apesar de uma pauta sem projetos de relevância, sobrou críticas à Saúde, principalmente em relação ao remanejamento de exames de imagens. Vereador mais votado, agora reeleito, Rodriguinho (PP) criticou a situação dos cancelamentos.
“Outubro Rosa, a luta contra o câncer de mama, e um monte de mamografia remarcada para o ano que vem”. Fez apelo à gestão e se colocou a disposição para conversar com a secretária, prefeito, para tentar reverter os adiamentos.
Mas é bom lembrar nossos leitores, que na última quinta-feira (10) - ‘semana da ressaca’ pós-eleição - a secretaria de Saúde fez uma audiência pública na Câmara e, sequer, algum parlamentar apareceu em plenário para questionar diretamente a secretária Maria do Carmo Pelisão.
Durante uma hora e meia o corpo técnico da secretaria apresentou o balanço do 2o Quadrimestre, sem que houvesse qualquer questionamentos referentes aos serviços prestados nos últimos meses. Ou então, sobre o motivo dos exames remarcados. Fato é que, passado o período eleitoral, é momento de subir em tribuna com mais informação, e menos lamentação.
Mas já que da Câmara não surgiu qualquer resposta para a população, O Jaguar questionou novamente a pasta de Saúde sobre o motivo de exames estarem sendo remarcados para o ano que vem. A resposta na íntegra, segue abaixo:
“Não houve exames desmarcados. Foi realizado um remanejamento de datas dos exames eletivos, de acordo com contrato de gestão e volume das agendas. Os exames de urgência permanecem sendo realizados normalmente, de acordo com solicitação médica, ou seja, 24h por dia. A orientação para o paciente que teve alteração de data dos exames eletivos e apresente alguma queixa é que retorne ao médico para nova avaliação. Caso ocorra alguma dúvida ou dificuldade, o usuário pode dirigir-se à Secretária de Saúde”.
EXONERAÇÕES NO ESPORTE
Essa semana foram exonerados diversos profissionais da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer. Fomos procurados por pais que temem o cancelamento de aulas, em diversas modalidades, pela falta de profissional. Pelo teor da resposta dada pela Administração ao nosso questionamento, o cenário não é dos melhores: “Serão adequadas (modalidades) na medida dos profissionais disponíveis”.
GUARDAS MUNICIPAIS: SEM PREVISÃO
Dos 23 guardas municipais que passaram no concurso e que lutam pela contratação há meses, apenas 10 foram chamados até o momento, segundo postagem do prefeito Gustavo Reis (MDB) no final de agosto. E desde então, o assunto esfriou e metade dos aprovados continua passando dificuldades e desacreditados. Nesta quarta-feira (16) a secretaria de Segurança informou O Jaguar que ainda não há previsão de novas contratações.
FRASE DA SEMANA “Gostaria que as pessoas pudessem sentar nas cadeiras do Executivo ou do Legislativo, para entender como o sistema ele é duro, com quem não faz parte do jogo que é imposto. Quem se abdica de fazer parte tem o mandato mais difícil. Não tive indicação política na Prefeitura, não tenho nenhum cargo, não fiz acordão, mesmo assim consegui aprovar alguns projetos aqui. Era só um desabafo que eu queria fazer” (vereador Francisco Campos, durante sessão desta terça-feira, 15)
Comentarios