UniFAJ, por meio da InovaEduK, firma acordo para impulsionar a inovação em Jaguariúna

Fomentar o ecossistema de inovação em Jaguariúna, captando recursos para o investimento em pesquisa e educação, além da criação de uma estrutura para alavancar o empreendedorismo e iniciativas que promovam a inovação. Esses foram os pilares do termo de cooperação assinado entre a UniFAJ e a prefeitura do município por meio da Secretaria Municipal de Gestão, Inovação e Tecnologia e da InovaEduK, empresa do grupo UniEduK.
A assinatura do acordo foi realizada na noite de terça-feira (11), durante o Simpósio Jaguar Open Innovation, realizado no auditório do campus 1 do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ).
Participaram da assinatura do termo o diretor de Pesquisa e Inovação do Grupo UniEduK e CEO da InovaEduK, Dr. Márcio Sanches; o diretor-geral da UniFAJ, professor Flávio Pacetta; o prefeito de Jaguariúna, Davi Neto; e a secretária municipal de Gestão, Inovação e Tecnologia, Karina Florido Rodrigues. O evento contou ainda com a palestra da diretora de TI Brasil da Flextronics, Renata Dal Bo.
Para o CEO da InovaEduK essa parceria é um marco fundamental para o desenvolvimento da inovação no município:
"Isso vai permitir que de maneira muito ordenada e organizada, as indústrias da região possam se sentir confortáveis de apoiarem iniciativas de pesquisa, inovação e para que startups e empreendedores tenham um ambiente adequado e que ajude a fomentar o desejo de criar soluções que impactem a economia e a população de nossa região.", salienta Sanches.

Nesse cenário, a capacitação de empreendedores, a organização de eventos empresariais e a criação de uma incubadora de startups são frentes que serão desenvolvidas. Segundo Karina, tudo começa pela educação e ambiente favorável:
"Queremos capacitar nossos munícipes para que se tornem mão-de-obra qualificada para essas empresas e os empreendedores, que queiram desenvolver soluções inovadoras. Além de trabalhar para a criação de uma estrutura de apoio físico, com a criação de um coworking e de uma incubadora de startups", ressalta.
Jaguariúna é um polo de inovação e tecnologia do interior paulista, sediando mais de 200 empresas no setor. A cidade foi por cinco anos consecutivos considerada a mais conectada do país, pelo ranking da Connected Smart Cities.

"Na minha visão corporativa, vejo que essa iniciativa poderá fomentar a inovação, podendo financiar projetos e iniciativas inovadoras, estimulando a criação de novas soluções para problemas locais, apoiar startups e novos empreendedores no município, sendo facilitadores para eles, proporcionando orientação, recursos e conexões com investidores", destacou Renata, que durante a palestra falou sobre o papel da capacitação especialmente para a maior inserção de mulheres em áreas de tecnologia.
Conselho
Paralelo ao acordo firmado entre a UniFAJ, por meio da InovaEduK e a prefeitura de Jaguariúna, está prevista ainda a criação de um Conselho Municipal de Inovação. O projeto que propõe a criação do Conselho está em análise na Câmara. "O desenvolvimento de um ecossistema de tecnologia e inovação é um processo que não se faz sozinho, são necessários vários atores para fazer funcionar essa engrenagem", conclui Sanches.
Sobre o InovaEduK
A InovaEduK é uma empresa do Grupo UniEduK, do qual fazem parte a UniFAJ e a UniMAX, e responde pela gestão da inovação e da pesquisa em ambos os centros universitários, tendo ainda um amplo portfólio de eventos, serviços e consultorias com foco no mercado em geral. Realiza a gestão de espaços de coworking em Jaguariúna e Indaiatuba e realiza programas de ideação, pré-aceleração e aceleração voltados à comunidade em geral e in company. Dessa forma, funciona como um parceiro estratégico para os municípios da região de Campinas na construção de um forte e interligado ecossistema de inovação.
Sobre UniFAJ e UniMAX
Com 25 anos de atuação e mais de 10 mil alunos formados, o Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e o Centro Universitário Max Planck (UniMAX), ambos do Grupo UniEduK, são instituições reconhecidas pelo MEC com nota máxima (5). São mais de 50 cursos nas áreas de Saúde, Humanas, Exatas, Tecnologia e Agronegócio, distribuídos entre 8 campi nas cidades de Jaguariúna e Indaiatuba, no interior de São Paulo. A estrutura inclui hospitais veterinários, centros de especialidades médicas, clínicas médicas e laboratórios modernos. O modelo de ensino é baseado em metodologias ativas de aprendizado e os cursos presenciais contam com pelo menos 50% de aulas práticas desde o início, além de certificações intermediárias nas modalidades EAD, extensão, pós-graduação e MBA.
Comments