Três vereadores apresentaram 50% das cobranças ao Executivo durante o semestre
Atualizado: 12 de jul. de 2023
No balanço do primeiro semestre de 2023, três vereadores de Jaguariúna se despontaram na quantidade de indicações e requerimentos apresentados ao Poder Executivo.
Ana Paula Espina, Ton Proêncio e Wanderley Filho foram os vereadores que mais cobraram melhorias e explicações sobre os problemas da cidade, protocolizados na Câmara Municipal, segundo levantamento feito junto ao portal de transparência.
De fevereiro a junho desse ano, cerca de 400 proposituras, entre indicações e requerimentos - cobrando melhorias e respostas para determinadas situações - foram apresentadas pelos 13 vereadores.
Nas 15 sessões ordinárias que ocorreram no semestre, entre indicações e requerimentos a vereadora Ana Paula Espina apresentou 85 proposituras, Ton Proêncio 71 e Wanderley Filho 50. Juntos, somaram 52% das proposituras de cobrança ao Executivo.
Indicação é a proposição em que o vereador sugere ou solicita medidas de interesse público aos órgãos competentes. Já o seu Requerimento é o instrumento legislativo apresentado pelos vereadores cuja finalidade é a de exigir informações do Poder Executivo.
A Câmara aprovou recentemente uma alteração na Lei Orgânica Municipal (LOM) que limita ao Executivo Municipal o prazo improrrogável de 30 dias para responder a requerimentos dos vereadores.
ANA PAULA ESPINA
"É por meio da minha dedicação em ouvir as vozes da população, visitar os lugares e acompanhar as demandas de perto que busco garantir que as políticas públicas sejam eficientes e atendam às necessidades reais da cidade. Assumo essa responsabilidade com a seriedade e o comprometimento necessário para cumprir com o meu papel de fiscalizadora e de funcionária do povo, sempre priorizando o bem-estar e o progresso de todos os cidadãos que confiam em mim”.
TON PROÊNCIO
“O papel fundamental do parlamento em nossa democracia é tornar políticas públicas em programas ou projetos de governo, independente de quem seja o prefeito, por isso cada voto feito é precioso. Destaco em minha atuação a aprovação da Lei Geral da Transparência e Dados Abertos, A Lei que torna de interesse público a lista de sorteio das casas populares, a Lei que obriga a divulgação da escolaridade de cargos comissionados, uma emenda à Lei Orgânica e a co-autoria da Lei que estabelece protocolos de segurança nas escolas. Além das leis, o vereador também deve fiscalizar os atos do prefeito, através dos requerimentos de informações e levar as demandas dos bairros e moradores ao executivo por meio de ofícios e indicações. Coragem pra mudar, a Jaguariúna admirável que sonhamos só depende de nós”.
WANDERLEY FILHO
“Esse grande volume, muito é resultado das visitas que as pessoas fazem ao gabinete. Mas a grande maioria é resultado das nossas visitas nos bairros. Eu e meu assessor temos andado muito nos bairros, e com isso gerando demandas através de requerimentos. Nosso papel é fazer essa ponte e agilizar o atendimento à população”.
Segue abaixo a lista da quantidade de requerimentos e indicações apresentados pelos vereadores no semestre:
Ana Paula - 51 Indicações e 34 requerimentos
Afonso - 7 ind. e 5 req.
Cecon - 3 ind. 7 req.
Ton - 19 ind e 52 req
Francisco - 25 ind. e 10 req.
Dr Júnior - 10 ind. e 4 req.
Muniz - 20 ind. e 7 req.
Rodriguinho - 3 ind. e 12 req.
Romilson - 6 ind. e 19 req.
Menezes - 9 ind. e 10 req.
Wanderley - 14 ind. e 36 req.
Morrinho - 5 ind. e 12 req,
Tozzi - 18 ind. e 7 req.
Comments