top of page
Foto do escritorGustavo Santos

Saúde de Jaguariúna terá redução de 140 profissionais; Associação Cisne anuncia novo processo seletivo

Direção da Associação Cisne presta esclarecimentos sobre novas contratações (Foto: O Jaguar)

A Associação Beneficente Cisne informou que vai publicar na próxima semana o edital de um novo processo seletivo, para preenchimento das vagas na Saúde de Jaguariúna que não foram contempladas no primeiro processo, realizado no dia 26 de dezembro. A associação, que assumiu a gestão do Hospital Walter Ferrari, UPA e Centro de Especialidades com a saída da Asamas (Associação Santa Maria de Saúde), também adiantou que terá 140 funcionários a menos no quadro da Saúde. O contratado de gestão será no valor de R$ 8,2 milhões mensais. Ambas as informações e outros apontamentos foram relatados durante uma reunião que aconteceu na segunda-feira (7), entre vereadores, direção da Cisne e membros da secretaria de Saúde. Foram pautadas questões sobre contratações, transição de gestão e readequações de profissionais da saúde. CONTRATAÇÃO DE MÉDICOS A direção da entidade informou que os profissionais médicos serão contratados (ou recontratados) como pessoa jurídica pela empresa Boas Novas Gestão de Saúde, que já atua com a Associação Cisne, em Campinas, e que já estaria atuando em Jaguariúna. Segundo a Cisne será essa empresa responsável por firmar contratos diretamente com os profissionais. No entanto, com a ausência da empresa terceirizada na reunião de segunda-feira, a Cisne não soube informar como está acontecendo o processo de recolocação ou contratação médica.

Essa semana nossa reportagem obteve a informação de um médico, que foi desligado da Saúde no dia 31 de dezembro e até o momento não foi dado baixa na carteira, entregue documentação para liberar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), ou seguro desemprego. “Mais da metade não foi recontratado. Ou seja, não temos acerto, seguro, FGTS e emprego”, relatou. Após duas audiências no Ministério Público do Trabalho (MPT), entre sindicato da Saúde, Asamas e Prefeitura, nada concreto ficou definido.

PROCESSO SELETIVO Um dos principais questionamentos feitos pelos vereadores foi o motivo da não recontratação de funcionários com mais de duas décadas de trabalho na Saúde municipal. Alguns deles participaram do processo seletivo mas até o momento não foram chamados.


A direção da Cisne garantiu que houve ampla divulgação do processo seletivo, mas que alguns profissionais não participaram. Outros profissionais não atingiram média na prova aplicada e, portanto, foram desqualificados.


Entretanto, além abstencionismo no processo seletivo, profissionais da Saúde que apresentavam histórico de mal comportamento e outros desabonos no trabalho foram dispensados, segundo uma das gestoras de transição da Cisne. A lista desses profissionais foi elaborada pelos líderes de cada setor da Saúde, informaram. Em relação ao chamamento dos profissionais que participaram do processo, a entidade informou que deve finalizar até o final dessa semana. Alguns profissionais, segundo a Cisne, fizeram a prova mas não compareceram na entrevista, e dessa foram também não foram chamados. Para agilizar o processo, os profissionais encaminharam seus documentos por meio de um sistema online, e as contratações têm sido concluídas em até 72 horas úteis.



MENOS PROFISSIONAIS De acordo com a Cisne, houve um redimensionamento da equipe com base no Termo de Referência e nos parâmetros do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP). A entidade garantiu que não afetará o funcionamento da Saúde. A previsão é de 561 profissionais distribuídos entre os setores:

  • UPA: 103 funcionários

  • Centro de Especialidades: 26 funcionários

  • Hospital: 400 funcionários

  • Administrativo: 22 funcionários

  • Melhor em Casa: 10 funcionários

Essa quantidade representa uma diferença de 140 profissionais em relação ao número contratado pela Asamas. Em relação aos prestadores de serviços, a maioria ainda não recebeu os valores referentes ao mês de dezembro. A Cisne afirmou que está atuando de forma emergencial para revisar o contrato e garantir o pagamento dessas quantias. A Associação Cisne reafirmou seu compromisso em ajustar a equipe e assegurar que os serviços de saúde funcionem de maneira eficiente e dentro dos padrões exigidos. Apesar das críticas e das dificuldades enfrentadas na transição, a entidade destacou que o dimensionamento realizado busca melhorar a qualidade do atendimento no município.

1.798 visualizações0 comentário

Comments


(19)991994219.jpg
Design sem nome.jpg
(19) 98602-1824.jpg
bottom of page