top of page

PROERD completa três décadas de orientação e prevenção contra as drogas

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 10 de dez. de 2023
  • 2 min de leitura


O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) completa 30 anos nesta quinta-feira, 30 de novembro. Nestas três décadas, policiais militares dedicaram seus serviços no desenvolvimento de um conjunto de ações preventivas contra as drogas e a violência, apoiando e orientando crianças e jovens de escolas públicas, privadas e suas famílias.


Em comemoração à data foram realizados três dias de Congresso Técnico com palestrantes convidados. O evento também contou com a presença de delegações de 12 estados, que aproveitaram o momento para trocarem experiências, visando o fortalecimento do Programa.


“As pessoas que trabalham no Programa acreditam que podem fazer a diferença para a sociedade”, avalia o Coordenador Técnico Estadual do PROERD, Coronel Sanches.

Uma das pessoas que acredita em fazer a diferença na sociedade é o Cabo Marcos AntonioAscencio, que além de Instrutor PROERD também é Mentor, integrando a equipe responsável pela formação de novos Instrutores para o Programa.


Em 2002, o Estado de São Paulo atuou na expansão do PROERD para todos os estados brasileiros, tornando-o um programa institucional em todas as polícias militares do Brasil.


O PROERD foi implantado 1993, com a primeira turma de instrutores formados na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB). Em 1997, foi estendido para a Polícia Militar, sendo criado, no ano seguinte, o Centro de Treinamento do Programa, desenvolvendo cursos para o Estado de São Paulo e, posteriormente, para os outros estados da Federação.


"Em Pedreira o PROERD teve seu início no ano de 1998, a pedido, na época, pelo então Prefeito Municipal Toninho Ganzarolli e Vice-prefeita Maria Elisa Vicentini Pintor, Bila, que também respondia como Secretária Municipal de Educação, quando os policiais Gasparini e Marcos Cezar realizam o curso e começaram a aplicar o Programa em nossa cidade, que teve também como instrutores os policiais Saballo e Reinaldo", destaca o Cabo Ascencio.


O público-alvo do Programa são as crianças e jovens das escolas públicas e particulares, matriculados desde a Educação Infantil até o 7° ano do Ensino Fundamental.Os materiais utilizados pelos policiais nas aulas são fornecidos pela Diretoria de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos (DPCDH). Existem materiais específicos para cada faixa etária, assim como para os pais e instrutores, visando uma abordagem atualizada sobre o problema das drogas e da violência.


O Programa da Polícia Militar já formou mais de 11 milhões de crianças no Estado de São Paulo e em Pedreira em parceria com a Secretaria Municipal de Educação aproximadamente 12 mil crianças já foram atendidas nesses 25 anos do PROERD na Capital Nacional da Porcelana.

Comments


Logo MJ.pdf (1).jpg
(19)991994219.jpg
Design sem nome (2).jpg
(19) 98602-1824.jpg
Design sem nome.jpg
Logo MJ.pdf.jpg

Jornalismo digital a serviço de Jaguariúna.

Notícias, conteúdos e publicidade.

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
bottom of page