Polícia Civil apreende adolescente de Itapira em operação nacional contra ataque a escolas
Um adolescente de 15 anos, morador da cidade de Itapira, foi apreendido pela Polícia Civil na manhã desta quarta-feira (19). Ele é investigado por incitar ataques por meio de redes sociais.
O jovem foi apreendido em sua casa. Após ser ouvido foi levado para a Fundação Casa. Além dele mais nove menores em cinco estados são investigados.
De acordo com o Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior 2 (Deinter-2), a ação faz parte do cumprimento de um mandado de busca e apreensão da operação da Polícia Civil de Santa Catarina junto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública contra violência nas escolas.
Segundo a polícia, os 10 jovens são investigados pela prática de atos infracionais equiparados aos delitos de ameaça, incitação ao crime, apologia ao crime, associação criminosa e crimes previstos no Estatuto do Desarmamento. Eles estão sujeitos a internação provisória por até três anos.
As ordens judiciais da operação foram deferidas pela Vara da Infância e Juventude da Comarca de Blumenau, segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
A OPERAÇÃO
A Polícia cumpriu mandados de internação provisória de dez menores de idade, além de buscas e quebras de sigilo, em cinco estados. As ordens são cumpridas nos seguintes locais:
• PE - Recife;
• SC - Blumenau;
• PR - Curitiba e Guaíra;
• RJ - Barra Mansa, Duque de Caxias, São Gonçalo;
• SP - São Paulo (Capital), Itapira, São José dos Campos, Salto.
A Operação Escola Segura foi determinada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública após ter sido identificada a ligação de grupos neonazistas investigados em outro procedimento, com a participação de jovens e adolescentes que pregavam ataques em escolas.
Alguns alvos da operação fizeram ou tentaram fazer contato com o autor da chacina em Blumenau, por meio de redes sociais.
Commentaires