Obra de UBS no Vargeão segue com apenas uma fileira de tijolos
Com um contrato assinado em abril de 2022, e com prazo de entrega para outubro do mesmo ano, as obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vargeão, em Jaguariúna, chegam a março desse ano com apenas uma fileira de tijolos assentados. É o que mostra a foto que o leitor enviou essa semana ao O Jaguar, questionando os sucessivos atrasos na construção, e um suposto abandono do canteiro de obras. As obras da unidade de saúde do Vargeão, e também do bairro Santo Antônio do Jardim estão sendo executadas pela empresa HJM Construtora. O valor das obras é de R$ 795 mil, com recursos do Estado. A empresa é a mesma que fez as lombofaixas na Avenida Marginal.
Em relação as obras no Vargeão, a empresa iniciou a construção, a princípio, em um terreno particular. Logo, ocorreu o primeiro atraso. “Dado a alguns entraves de ordem técnica no preparo do solo no início da obra, a execução da fundação foi retardada, o que se agravou com a chegada da temporada de chuvas no final do ano”, respondeu a Secretaria de Saúde à reportagem, nesta terça-feira (14).
“De todo modo, a obra foi continuada e a fundação concluída, a empresa passou a realizar, em meados de fevereiro, o levantamento da estrutura”, seguiu o texto da pasta de Saúde. No entanto, o “levantamento da estrutura”, segundo moradores, está parado há meses na mesma fileira de tijolos.
Além, disso, segundo a Saúde, o atraso se deu, também, por problemas com pessoal da construtora, além de entraves na aquisição de materiais de construção. “É importante frisar, todavia, que todos os fatos foram supervenientes, estranho à vontade das partes, e que impediram a execução das obras conforme cronograma inicial”, frisou a secretaria, em nota. Sobre o prazo de entrega da unidade do Vargeão, a secretaria deu o seguinte posicionamento: “A empresa informou que esgotará os esforços para entregar no mesmo prazo, existindo a possibilidade, porém, de um novo aditamento de prazo, que somente será concedido mediante amparo legal, nos exatos termos da legislação vigente”. UBS Santo Antonio do Jardim Em relação as obras da UBS do Sto. Antonio do Jardim, a secretaria de Saúde informou que deverá ser entregue no início de maio, e que a empresa esstá na fase de acabamentos internos e externos.
“Caso não sejam cumpridos os novos prazos, e inexista a viabilidade jurídica para novos aditamentos, instaurar-se-á processo administrativo para apuração de responsabilidade, com imposição de todas as sanções legalmente previstas e aplicáveis ao caso concreto, assim como é feito com qualquer outra licitante que não entrega o objeto da licitação em que se sagrou vencedora, cumprindo estritamente a legislação pertinente”, finalizou a nota da secretaria.
Comentários