top of page
Foto do escritorGustavo Santos

Muralha digital auxilia Segurança e derruba índices nas cidades da região

Jaguariúna passa a integrar o sistema de muralha digital (Foto: Ivair Oliveira)

Uma muralha digital com cerca de 80 câmeras inteligentes, instaladas estrategicamente em todas as entradas e saídas dos municípios de Holambra, Pedreira, Santo Antônio de Posse e recentemente em Jaguariúna, tem proporcionado uma velocidade na comunicação dos crimes e a rápida atuação das forças de segurança entre esses territórios vizinhos. Os resultados dessa vigilância eletrônica - capaz de identificar principalmente veículos envolvidos em roubos e furtos – têm papel significativo para a queda dessas modalidades de crimes nos últimos dois anos, avaliam as pastas municipais de Segurança.

Para corroborar com esse alto investimento das prefeituras, os dados da Secretaria Estadual de Segurança (SSP) mostram que de janeiro de 2022 a novembro do ano passado, as quatro cidades juntas tiveram uma redução de 20% e 16% nos crimes de furto e roubo de veículos, respectivamente.

A presença das câmeras com sistema OCR (sigla em inglês Optical Character Recognition), capazes de fazerem o reconhecimento ótico de placas de veículos com queixas de crime, pode ser o fator inibidor da ação criminosa, principalmente em uma região onde todas as rotas de fuga interligam as quatro cidades, e consequentemente estão vigiadas.

COMUNICAÇÃO INSTANTÂNEA O secretário de Segurança de Santo Antônio de Posse, Valter Lourenço, explica que atualmente a comunicação de um crime com as demais cidades é toda feita através da muralha digital. No município existem 14 câmeras inteligentes, e mais quatro devem ser instaladas em breve.

“No momento em que um veículo é furtado ou roubado, a ocorrência vai para a rede de muralha da região e as polícias ficam de prontidão para atuar. No último ano, 90% das ocorrências em Posse foram abordadas através do sistema OCR”, explica Lourenço. Em 2022 foram 28 roubos de veículos, contra 13 registrados no ano passado, segundo os dados da SSP. Em setembro de 2023, um caso que ganhou repercussão e mobilizou policiais de toda a região foi um roubo de uma carga de alumínio em Campinas, que acabou com uma vítima feita refém no Centro de Santo Antônio de Posse. Os criminosos passaram com o caminhão por uma das câmeras inteligentes e em 600 metros à frente, o sistema soou o alerta de veículo roubado. A Guarda Municipal iniciou uma perseguição aos bandidos, que acabaram invadindo um galpão e feito um trabalhador como refém. A vítima ficou em poder dos criminosos por cerca de três horas. Depois das negociações liberaram a vítima e a dupla se rendeu.

Central de OCR na cidade de Holambra (Foto: Divulgação)

HOLAMBRA VIGIADA

 

Com uma taxa de criminalidade historicamente baixa, Holambra conseguiu reduzir ainda mais os crimes de furto e roubo de veículos em 2023. O município, que tem a segunda menor população na região metropolitana, instalou no último ano 32 faixas fiscalizadas por OCR, em 25 pontos da zona urbana e rural.

Dentre os registros em que o sistema de monitoramento foi fundamental para conclusão das ocorrências, o departamento de Segurança e Trânsito destacou a prisão de dois criminosos que agiam na região, em menos de uma semana.

Em um dos casos, a ocorrência começou em Pedreira com a fuga de um assaltante. Com a placa do automóvel, o sistema de câmeras foi acionado e identificou o criminoso quando ele entrou na Cidade das Flores. A guarda conseguiu capturá-lo. Assim como um outro homem que furtou materiais de construção em Holambra, fugiu para a Posse, e na volta as câmeras o flagraram e a prisão foi efetuada.


Já em Pedreira, a Prefeitura investiu em 16 câmeras OCR nos últimos dois anos. Em nota, a administração informou que “várias ocorrências de furto e roubo de veículos, bem como furtos de estabelecimentos comerciais foram detectados pelas câmeras de videomonitoramento”, e ocasionando em prisões.


“Quando há evasão da divisa de município, sendo registrado pelas câmeras OCR , fazemos a interação com os municípios de Amparo, Jaguariúna, Santo Antônio de Posse e Campinas” diz texto da nota de Pedreeira. Em 2023, foram registrados 15 roubos de veículos, 13 a menos que em 2022. Já os furtos de veículos no município teve uma redução de 13 casos, somando 35 no total.

Pórtico instalado na entrada do Distrito Industrial de Jaguariúna (Foto: O Jaguar)

FECHANDO O CINTURÃO


Em Jaguariúna, as câmeras OCR foram instaladas no mês de dezembro, em 18 pontos, e a partir dessa semana as imagens de 45 faixas de trânsito estarão integradas aos sistemas regional, Cortex (do Ministério da Justiça) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), explicou ao Hora Campinas o secretário municipal de Segurança, Edgard Mello.

A partir de agora vamos colher bons frutos. Com a instalação dessas câmeras no mês passado já percebemos uma redução nos roubos. A bandidagem se comunica em redes sociais e já sabe que tem ‘pescador’ em todas as entradas de Jaguariúna. Se acontecerem crimes praticados por veículos automotores e motocicletas agora temos rota de entrada e saída, e vamos identificar os autores”, garantiu Mello.

O otimismo do secretário é parte de uma amostra da agilidade que o sistema proporcionou na recuperação de um veículo furtado. O caso ocorreu no dia 23 de dezembro, quando um Meriva passou pela câmera OCR no bairro Primavera e o sistema acusou uma ocorrência de furto relacionada àquela placa. Os guardas municipais chegaram ao veículo em cinco minutos após a comunicação da central. O suspeito conseguiu fugir em um matagal.


O município também abriu licitação recentemente para incrementar analíticos em 27 pontos de monitoramentos que já auxiliam a segurança. “Essa tecnologia vai permitir com o uso de Inteligência Artificial (IA), uma série de programações para identificar veículos, pessoas e situações diversas”, completou o secretário.

72 visualizações0 comentário

Comments


(19)991994219.jpg
Design sem nome.jpg
(19) 98602-1824.jpg
bottom of page