top of page
Foto do escritorRedação

MP: Vereador prepara dossiê com supostas irregularidades praticadas pelo Saee de Pedreira

Contas de água com valores altíssimos, despejo de esgoto no Rio Jaguari, uso indevido de veículo oficial. Essas são algumas das denúncias que integram um dossiê, prestes a ser encaminhado ao Ministério Público de São Paulo (MP-SP), para apurações junto ao trabalho realizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saee) de Pedreira. O vereador Jedson Panegassi foi às redes sociais nas últimas semanas, relatar que a situação está “insustentável” na autarquia, e que prepara um composto de denúncias para apresentar ao órgão estadual. Um dos documentos mais recentes exigindo esclarecimentos do Saee, foi um requerimento apresentado há uma semana por Panegassi, sobre o uso indevido de veículo oficial da autarquia para transportar familiares de funcionários. Segundo denúncia, o carro (um Fiat Palio) foi flagrado parando na porta da escola Luiz Bortoletto para recolher aluno. “Não é a primeira vez. Não só com esse veículo mas com outros”, disse Jedson durante a sessão ordinária da última terça-feira.

Vereador postou nas redes os pontos a serem questionados

Em relação ao Ministério Público, essa será a segunda vez que as situações reveladas pelo vereador serão apreciadas pelo órgão fiscalizador. Na primeira denúncia, feita no final de 2021, foi firmado um termo de ajustamento de conduta (TAC) com a autarquia, referente ao despejo de esgoto in natura no Rio Jaguari. Mas diante da sequência de possíveis irregularidades, o MP será acionado novamente. E por causa desse anúncio de pedido de investigação, um dos diretores do Saee foi até a frente da Câmara de Pedreira para proferir xingamentos contra o vereador. Presenciaram as ameaças o presidente da Casa e um advogado, relatou Jedson.

“O cidadão não tem resposta de uma conta de água que era R$ 180,00 e foi para R$ 900,00. O cidadão vai buscar informação e ele não consegue. Com a ameaça do corte ele vai lá e paga a conta. Sem fazer nada na sua casa, de uma hora para outra o valor da conta volta ao normal. Foi obra divina ter parado um vazamento?”, indaga.

Outro ponto destacado no documento é sobre a percentualidade de esgoto e água tratados em Pedreira. “Há uma retórica de que se tem praticamente 100% de esgoto tratado. Na última ação que a gente entrou no Ministério Público, detectamos inúmeros pontos de esgoto in natura jogando no Rio Jaguari”. Segundo o vereador, passados dois anos e os mesmo pontos seguem com esgoto sendo despejados de maneira irregular. Naquela ocasião, o percentual de água tratada aproveitada era em torno de 52%. O Jaguar procurou a autarquia para questionar a conduta do diretor, diante do xingamento a um agente público. Mas até o momento não obtivemos retorno, bem como sobre a falta de água no Marajoara, que dura mais de 24 horas em algumas regiões do bairro.


243 visualizações0 comentário

コメント


(19)991994219.jpg
Design sem nome.jpg
(19) 98602-1824.jpg
bottom of page