Motoso Arquitetura, de Jaguariúna, ganha destaque em anuário com os mais renomados profissionais do setor
A retribuição para a cidade que lhe acolheu há pouco mais cinco anos, foi materializada em uma das mais conceituadas publicações sobre arquitetura e decoração. Os projetos assinados pelo escritório do arquiteto Israel Motoso, com sede em Jaguariúna, ganharam importante destaque no Anuário Circuito ARQ+DECOR 2024.
A publicação, lançada há pouco mais de um mês, reuniu tendências do segmento através de projetos assinados por profissionais de 20 escritórios de arquitetura, design de interiores, decoração, paisagismo e construção civil, com atuação na Região Metropolitana de Campinas (RMC).
Dentre as últimas edições do anuário essa foi a primeira vez que um escritório de Jaguariúna figura entre os principais nomes do setor. E dos projetos da empresa Motoso Arquitetura, selecionados minuciosamente pela comissão editorial do anuário, estão três residências contemporâneas, sendo duas delas em Jaguariúna e outra em Campinas.
“São projetos muito especiais para nós. Nessas residências a gente conseguiu explorar muitos conceitos importantes, como a sustentabilidade, a eficiência energética e o mais importante, a junção de valores dos clientes com os nossos”, explicou Israel, em entrevista ao O Jaguar.
Nascido e crescido em Minas Gerais, as fortes influências da receptiva cultura mineira são visivelmente traduzidas em seus projetos. Deste modo, ele sempre busca conceber uma arquitetura além do modismo: seus projetos são autorais, atemporais e capazes de estabelecer uma profunda conexão com o cliente, e ainda agregar um design encantador.
“É um verdadeiro trabalho de alfaiataria. É feito sob medida para o cliente, onde o estreitamento de relacionamento vai propiciar um projeto arquitetônico que se encaixa para ele. E eu busco, sim, nas minhas raízes mineiras o acolhimento, a receptividade nos meus projetos. Por isso conversamos muito com quem nos procura, para poder extrair o mais próximo dos desejos que ele espera para sua residência ou empresa”, destaca o arquiteto.
A escolha de Jaguariúna para sediar o escritório foi justamente por ser uma cidade com características interioranas, e com forte presença de moradores vindos dos grandes centros e, em grande parte, com mentalidade aberta para conceitos inovadores.
“Eu considero que é uma cidade que abraça muito bem. Sentia que aqui o nosso trabalho teria um potencial de aceitação melhor do que em outras cidades vizinhas. E de fato isso se confirmou. Ao mesmo tempo, sempre friso para a nossa equipe que o escritório precisa transcender as barreiras geográficas, e não atuar de forma isolada somente regional. O reconhecimento através do anuário coroou uma decisão tomada lá atrás".
As assinaturas marcantes nos projetos da Motoso Arquitetura estão visíveis nos designs minimalistas, com a mescla de materiais tradicionais (concreto, metal e pedra) e insumos inovadores (como a madeira laminada, cores mais neutras).
A EXPERIÊNCIA
Ouvir o cliente em uma, duas e até três conversas é fundamental para Israel e sua equipe colocarem em prática um trabalho. Seus projetos, residenciais ou comerciais, são como uma “persona bem definida” e a customização é adequada a essa pessoa.
Por isso, em cada um dos trabalhos são considerados a experiência do usuário, ou seu bem-estar, as suas memórias e os seus valores, detalha Israel.
Um dos diferenciais da Motoso Arquitetura é que na fase final do projeto o cliente faz uma imersão de ‘corpo e alma’ nas futuras instalações. É chamado de “Motoso Experience tour”, quando a pessoa coloca um óculos 3D e visualiza em realidade aumentada tudo o que foi projetado para cada ambiente.
“É uma completa imersão. Eu consigo levar o cliente para dentro da casa e o faço viver a experiência completa. Ele consegue ver a varanda gourmet ‘pronta’, a sala de estar, como vai ficar a cozinha que ele idealizou. Essa ferramenta traz um verdadeiro ganho para a percepção do cliente”, destaca.
Israel Motoso tem 30 anos, é formado pela Universidade São Francisco, mas projeta casas desde muito jovem. Desde pequeno com lápis e papel nas mãos, começou a aprimorar desenhos ao longo dos anos.
Ainda em José Gonçalves, no norte mineiro, seus desenhos de casas contemporâneas já eram considerados modernos para os padrões de residências da pequena cidade.
“Minha ideia já era de tentar fazer um exercício de imaginação; de criar algo diferente daquilo que eu via por lá”, conta. “A escolha da arquitetura foi um processo natural, vocacional”.
Além de residências, em Jaguariúna o arquiteto e sua equipe assinaram projetos de bares e restaurantes, transformando em ambientes totalmente modernizados.
Israel também foi o responsável pelo projeto paisagístico do portal de entrada de Jaguariúna, exceto o letreiro e o espelho d'água. Toda composição dos canteiros de plantas e da distribuição das palmeiras imperiais saíram das mãos do arquiteto.
“Eu já tinha o entendimento de que seria em Jaguariúna onde eu iria me estabelecer profissionalmente. Então, mesmo que eu estivesse estudando em Campinas percebi que Jaguariúna me abriria importantes portas para a base do escritório”.
MOTOSO ARQUITETURA
Site: motosoarquitetura.com.br E-mail: contato@motosoarquitetura.com.br Telefone: (19) 99838-3559 Instagram: @motosoarquitetura
Comments