Jaguariúna retoma cirurgias de cabeça e pescoço na rede pública
- Redação
- 17 de mar.
- 1 min de leitura

Cirurgias de cabeça e pescoço retornaram à rede pública de saúde de Jaguariúna, informou a secretaria municipal nesta segunda-feira (17). A iniciativa visa ampliar o acesso dos moradores a tratamentos especializados, evitando deslocamentos para outras cidades.
Desde 25 de fevereiro, o serviço disponibiliza 30 consultas ambulatoriais e realiza quatro cirurgias mensalmente no Hospital Municipal Walter Ferrari. Para ser submetido à cirurgia, o paciente deve obter um encaminhamento médico de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou do Centro de Especialidades Médicas. Após o encaminhamento, o caso é avaliado pela central de regulação, que agenda a consulta diretamente com o cirurgião de cabeça e pescoço no Hospital Municipal.
A cirurgia de cabeça e pescoço é uma especialidade médica que trata de doenças e tumores na região da face, fossas nasais, seios paranasais, boca, faringe, laringe, tireoide, paratireoides, glândulas salivares, tecidos moles do pescoço e couro cabeludo. A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço destaca a importância desses procedimentos para o diagnóstico e tratamento eficazes dessas condições.
Anteriormente, os pacientes de Jaguariúna eram encaminhados para cidades como Campinas e Sumaré para realizar essas cirurgias pela central de regulação do Estado.
Comments