top of page

Doze guardas municipais são nomeados para integrar o efetivo de Jaguariúna

Foto do escritor: RedaçãoRedação
Cerimônia teve Juramento à Bandeira e apresentação das viaturas - Foto: Diego Monarin/Divulgação
Cerimônia teve Juramento à Bandeira e apresentação das viaturas - Foto: Diego Monarin/Divulgação

Em solenidade realizada na tarde desta segunda-feira (24), a Prefeitura de Jaguariúna nomeou 12 novos guardas municipais para reforçar a segurança pública do município. A cerimônia de posse, realizada na Fazenda Barra, sede do Gabinete Municipal, reuniu autoridades municipais e convidados.


Durante o evento, os novos guardas também fizeram o Juramento à Bandeira, reforçando o compromisso com a segurança pública municipal. Além dos 12 novos guardas, outros dez agentes também participaram da cerimônia. No total, o efeito da Guarda Municipal sobe de 77 para 89 guardas.


Os profissionais que foram nomeados nesta segunda-feira aguardavam a convocação desde junho do ano passado, quando ao todo 23 profissionais passaram no concurso e se formaram na escola preparatória, em Campinas.


Diante de um decreto de contenção de gastos, imposto pelo ex-prefeito Gustavo Reis (MBD) em agosto do ano passado, a contratação dos novos guardas aconteceu de forma gradativa. Profissionais que tinham carreira consolidada em outras áreas, deixaram seus empregos na esperança de serem convocados. Alguns passam por dificuldades financeiras desde então.


O atual governo municipal informou que foram tomadas medidas relação ao orçamento, como corte de gastos em outras áreas, para que as novas contratações fossem anunciadas.



“Nossa Guarda Municipal nos honra e nos orgulha muito. E vocês, que ingressam nesse time agora, sintam-se também orgulhosos”, disse o prefeito de Jaguariúna, Davi Neto (PP).

Na última quinta-feira (20), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que os municípios têm competência para autorizar a atuação das guardas civis municipais em ações de segurança urbana. A decisão permite que a corporação exerça funções como policiamento ostensivo, patrulhamento e abordagens pessoais, mas sem atribuições de investigação criminal.


“Nossas guardas já fazem papel de polícia há muitos anos. Jaguariúna nos próximos meses colocará em prática estudo para podermos dar condições de polícia que exige a legislação, para que vocês (guardas) sintam-se mais seguro e tenham os direitos resguardados”, adiantou o prefeito.


“Honrem essa farda, sejam um exemplo de retidão e humanidade”, declarou o secretário de Segurança Pública de Jaguariúna, José Carlos Fernandes. _________________ É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de remoção de informações do site  sem prévia autorização por escrito do O Jaguar (ojaguarimprensa@gmail.com), mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.

 
 
 

Comments


Logo MJ.pdf (1).jpg
(19)991994219.jpg
Design sem nome (2).jpg
(19) 98602-1824.jpg
Design sem nome.jpg
Logo MJ.pdf.jpg

Jornalismo digital a serviço de Jaguariúna.

Notícias, conteúdos e publicidade.

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
bottom of page