top of page
Foto do escritorRedação

'Capital Nacional do Cavalo', Jaguariúna ganha primeiro centro de eventos equestres


Conhecida como a “Capital Nacional do Cavalo”, Jaguariúna ganhou na sexta-feira, dia 5 de abril, seu primeiro espaço destinado a apresentações e competições equestres, com a inauguração do Centro de Eventos da Fazenda da Barra. A arena multicultural possibilita também a realização de outros eventos.

A cerimônia de entrega do centro contou com apresentações de equipes de equitação de trabalho e dos músicos da Orquestra de Violeiros de Jaguariúna.

O Centro de Eventos da Fazenda da Barra conta com uma arena com caixa de areia de 5 mil m², arquibancada e edificação de 300 m² com saguão, três cozinhas e banheiros. É um moderno espaço multiuso, com capacidade para sediar eventos equestres, turísticos, culturais, entre outros que sejam adequados à área.

Jaguariúna é conhecida como a “Capital do Cavalo” por sediar a tradicional Festa do Peão (Jaguariúna Rodeo Festival) há mais de três décadas e abrigar várias propriedades com haras e desenvolvimento de equinos.



No final da cerimônia, Marcelo Baptista de Oliveira, um incentivador do turismo e da equinocultura, e o deputado federal Antônio Pinheiro Neto, o Pinheirinho – que não estava presente, mas apresentou emenda parlamentar que permitiu a construção do espaço – receberam uma homenagem da Secretaria de Turismo e Cultura e do prefeito Gustavo Reis. “Esse espaço é mágico. A Fazenda da Barra passou pela escravidão, pela imigração italiana e foi onde viveu Olivia Guedes, mecenas da Semana de Arte Moderna. E ela tinha paixão por cavalos, ela passeava aqui com cavalos ingleses. Por isso, essa arena de eventos equestres tinha que ser aqui. Obrigado ao Marcelo por toda a ajuda que nos deu. Obrigado ao prefeito Gustavo e a toda a equipe da Secretaria de Cultura”, disse a secretária Graça Albaran, que deixa o cargo nesta sexta.

FAZENDA DA BARRA

A Fazenda da Barra é um dos patrimônios mais antigos e importantes de Jaguariúna, pois existe desde a metade do século 19 e tem suas instalações abertas para visitação pública com agendamentos e monitor técnico. O prédio foi restaurado pela Prefeitura de Jaguariúna.

O local possui 332 mil metros quadrados e inclui a casa sede, galpões 1 e 2, Canil Municipal, terreiro de café, Capela Santa Maria, paiol e agora o novo Centro de Eventos.

2 visualizações0 comentário

Comments


(19)991994219.jpg
Design sem nome.jpg
(19) 98602-1824.jpg
bottom of page