top of page

Calçadas 'invadidas' por veículos colocam pedestres em risco em Jaguariúna

  • Foto do escritor: Gustavo Santos
    Gustavo Santos
  • 25 de out.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 28 de out.

ree


Diversas ruas de Jaguariúna têm se tornado um desafio para pedestres que tentam circular com segurança. Em diferentes pontos da cidade, calçadas seguem sendo desrespeitadas por comerciantes e motoristas que utilizam o espaço público como estacionamento.


O resultado é a perda do direito de ir e vir com segurança, obrigando muitas pessoas — entre elas idosos, crianças e pessoas com deficiência — a andar pela rua e se arriscar em meio ao trânsito.


Entre os locais mais citados por moradores estão a Rua Amazonas e a Avenida Antônio Pinto Catão, onde é comum encontrar veículos parados sobre o passeio, mesmo em áreas de grande circulação.


O problema, que reflete a falta de consciência e o desrespeito às regras de trânsito, tem gerado indignação de quem depende das calçadas para se deslocar.


Estacionar sobre o passeio infringe o Artigo 181º, inciso VIII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o que configura infração grave, com multa e possibilidade de remoção do veículo.


De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, um estabelecimento na Rua Amazonas já foi alvo de denúncias e uma das instituições responsáveis foi notificada para regularização, com prazo de 30 dias para adequação. A pasta garantiu que a fiscalização é contínua.


De agosto a outubro, foram aplicadas 73 autuações por estacionamento irregular sobre o passeio, sendo oito na Rua Amazonas e seis na Avenida Antônio Pinto Catão.


“Sempre que a Secretaria é acionada, o local é fiscalizado conforme o CTB. Caso o problema persista, realizamos ações em conjunto com outras secretarias para resolver a questão”, informou o departamento.

Apesar das medidas, a cena de calçadas bloqueadas segue comum em diferentes regiões da cidade. Enquanto alguns moradores cobram maior rigor na fiscalização, outros pedem mais campanhas educativas para conscientizar comerciantes e motoristas sobre a importância de respeitar o espaço destinado aos pedestres. POSICIONAMENTO DA UNIFAJ


“O Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) informa que tomou conhecimento da necessidade de readequações na calçada localizada em frente ao Campus 1. Mesmo sem ter sido oficialmente notificada, a instituição iniciou diálogo com as autoridades competentes para definir as providências necessárias, com o objetivo de garantir melhores condições de acessibilidade e segurança aos pedestres que circulam pelo local. A UniFAJ ressalta que a estrutura atualmente existente foi estabelecida em função das necessidades operacionais da empresa responsável pela gestão dos atendimentos realizados no Centro de Especialidades Médicas.”


 
 
 

Comentários


Logo MJ.pdf (1).jpg
(19)991994219.jpg
Design sem nome (2).jpg
(19) 98602-1824.jpg
Design sem nome.jpg
Logo MJ.pdf.jpg

Jornalismo digital a serviço de Jaguariúna.

Notícias, conteúdos e publicidade.

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
bottom of page