top of page
Foto do escritorRedação

Arrastão a dois ônibus deixa turistas que visitaram Pedreira no prejuízo


Dois ônibus que faziam excursões na cidade de Pedreira, conhecida como a Capital da Porcelana, foram alvos de bandidos no final de semana. Dezenas de objetos pessoais, compras e quantias em dinheiro foram furtados, e deixaram no prejuízo centenas de turistas.

As ações criminosas ocorreram em horários semelhantes, no sábado (6) e domingo (7), a menos de 100 metros da base da Guarda Municipal (GM).

De acordo com informações apuradas, o primeiro furto aconteceu entre 13h30 e 15h do sábado. O ônibus contratado por uma agência de Campinas foi arrombado com o uso de chave micha, e os criminosos subtraíram uma quantia de R$ 200,00 – pertencente a esposa do motorista – um notebook e demais objetos pessoais dos passageiros.

O ônibus estava estacionado em uma área reservada para os veículos que são de excursão, localizada na sede da prefeitura de Pedreira. Para a Guarda Municipal, o motorista informou que ao retornar no veículo, por volta das 15h, percebeu que a porta estava danificada e o interior do ônibus revirado.

Na segunda ocorrência, o mesmo modo de arrombamento da porta foi realizado pelos assaltantes, que dessa vez furtaram celulares, compras e objetos pessoais de um grupo da terceira idade. As vítimas tinham passeio de Maria Fumaça de Jaguariúna para o período da tarde, mas tiveram que cancelar.

Uma fonte revelou à reportagem que a operadora de turismo responsável pelo passeio, decidiu cancelar duas excursões para Pedreira que já estavam agendadas para o mês de julho.

“A guia da excursão foi embora totalmente decepcionada com a segurança, porque segundo ela não recebeu assistência das polícias. A gente tem muito a perder com uma situação dessa, pois sem os turistas não vivemos”, desabafou uma comerciante, que preferiu não se identificar.

Uma moradora presenciou o momento de tristeza e revolta, assim que os turistas idosos receberam a notícia sobre o furto, no domingo. “A pessoa sai para passear em uma cidade turística, gasta no comércio e vai embora sem nada. O sentimento naquela tarde foi de tristeza”, disse.

Pedreira recebe cerca de 10 a 15 ônibus de excursões durante feriados prolongados e finais de semana próximos a datas comemorativas.


Sede da Guarda Municipal fica menos de 100 metros do local dos furtos - Fotos: O Jaguar

CÂMERAS DE SEGURANÇA

A Guarda Municipal informou que irá averiguar as imagens da câmera de segurança instalada no prédio da prefeitura, na tentativa de identificar os suspeitos. De acordo com o comandante Cassiani, é provável que as imagens tenham focado somente a entrada do Paço Municipal, uma vez que o equipamento não está posicionado para o pátio onde estacionam os ônibus.

“Como é ponto facultativo e a prefeitura está fechada, ainda não tivemos a possibilidade de ver as imagens. Mas já estamos intensificando a patrulha nas redondezas”, informou o comandante. “Esses foram casos isolados, pois nunca mexeram nos ônibus”, disse Cassiani.

Tanto a GM como a Polícia Militar atenderam as ocorrências, mas não foi registrado boletim de ocorrência na delegacia de Jaguariúna, responsável pelos registros de Pedreira aos finais de semana e feriados.

A reportagem ligou para os telefones que as duas empresas disponibilizam em suas redes sociais, mas as ligações em ambas não foram atendidas ao longo da manhã de segunda-feira (8).

36 visualizações0 comentário

Comments


(19)991994219.jpg
Design sem nome.jpg
(19) 98602-1824.jpg
bottom of page