Ano Novo: Posse do Prefeito e Câmara Municipal - por Tomaz de Aquino
Alguém escreveu que é preciso seguir acreditando que algo bom nos espera ali na frente, pois a esperança é o mapa de quem não desistiu de continuar. Junte-se a isto a reverência a Deus de infinito amor por nós. Pois a mesma é princípio de sabedoria e nós queremos amar a verdadeira sabedoria, porque ela é clarão de luz eterna e espelho da majestade de Deus. 1º de janeiro é dia da Paz, da Confraternização Universal. Dia memorável para as cidades onde tomam posse as novas administrações municipais. Dia de Posse do novo Executivo Municipal e dos Vereadores, Posse de novos cidadãos nas Secretarias Municipais. Dia de Juramento em solenidade solene no Teatro Municipal Dona Zenaide, diante de seus esperançosos eleitores que os elegeram, isto é o POVO que constitui o corpo de uma cidade, num dia em que se registra preciosa página da História, que é a alma da cidade. Na abertura da referida sessão foi gratificante ouvir a oração em que Salomão pede a Deus “Sabedoria” para conduzir o seu Povo. O dirigente de um Povo, Salomão, pediu Sabedoria para governar e o Senhor lhe concedeu tudo o mais por acréscimo. A Casa da Memória Padre Antônio Joaquim Gomes, deseja a todos profícua ação em benefício do Povo e da Cidade. É o princípio fundamental da Democracia onde se constitui um governo que administre para o Povo, pelo Povo, com o Povo. O zelo exclusivo do Executivo e do Legislativo para que alcancem êxito exige trabalho em equipe, atitude de coletivismo, sentar junto, dialogar, olhar nos olhos, democraticamente, ouvindo a todos. A Desiderata, inscrição latina, encontrada na Catedral de Saint Paul, final do século XVI, incentiva que aprendamos a “ouvir a todos, até mesmo os obtusos e ignorantes, porque eles têm sempre algo a dizer”.
Saber ouvir é uma ARTE: ouvir com alma, inteligência e coração. Os clérigos, os pastores, intercessores ficam em oração, em adoração, em silêncio. Momento sublime de meditação em que se recebe Sabedoria, em que se ouve com o coração. Urge analisar as diversas posições que se somam em uma maioria, democraticamente, pois elas nos levam a um consenso.
Nossos Pais ensinaram-nos que a luz de Deus chegaria onde houvesse união, oração, fraternidade e liberdade. A perfeição está apenas em Deus! Nós, humanos, somos imperfeitos e limitados. É só no coletivo, dialogando democraticamente, procurando um denominador comum é que poderemos nos aproximar da Verdade. Nenhuma decisão obstinada, solidária, autocrata pode estar com a Verdade. Compete a cada um, antes de pôr suas decisões à prova, desconfiar delas, duvidar delas, colocá-las em debate, analisando pontos positivos e negativos, buscar Sabedoria, procurar o consenso. Há uma máxima latina que diz: -“Vox populi, Vox Dei” Se ouvirmos o Povo, estaremos ouvindo a voz de Deus.
O poder é muito perigoso, pode iludir os governantes, torná-los presunçosos, fazer com que eles se julguem “sozinhos” os donos da verdade. Urge lembrar-se de que o Poder é transitório. Se uma Administração não se fizer em favor do Povo, em benefício do Povo e da Cidade, ela estará fadada à decadência.
Sempre será preciso discernir os interesses pessoais que podem conspurcar a legitimidade de uma decisão. Será preciso enxotá-los, porque são artes do maligno! Às vezes assalta-nos uma sugestão às atuais instituições de poder: Executivo e Legislativo. Que tivessem para auxiliá-los um Conselho de Anciãos. Formado por pessoas idosas sábias e experientes, não remuneradas que fossem sempre ouvidas antes de qualquer decisão e votação. Seria um respeito muito grande para com a cidade e população e eximiria Executivo e Câmara de eventuais decisões não bem-vindas ao Povo e à cidade. A Casa da Memória quer levar esta reflexão a todos os que tomaram posse neste Dia de Confraternização Universal. A missão é grande e nobre. Elegeu-se o nono Prefeito com seu Vice. Ambos iniciam a 18ª Administração Municipal 2025-2028. Oito Vereadores novos somar-se-ão a cinco vereadores reeleitos compondo um novo grupo dos 13 legisladores. Tudo concorre para que haja êxito pelo valor das substanciais palavras ouvidas dos oradores em tão brilhante sessão. Pontos altos além do juramento público e das oratórias, foi a transmissão do cargo maior em que o novo Prefeito, Davi Hilário Neto, recebe do Prefeito anterior, Gustavo Reis, o Crucifixo, para entronizar o Cristo em sua nova sala. E uma criança, filho do Prefeito, vai levar-lhe a bandeira de Jaguariúna. Sessão solene abrilhantada pelo músico Raôni Fraga por seleção de músicas compartilhadas pelo auditório. Com sua Arte trouxe a saudde de seus Pais: cantora Marilena e Maestro Antônio Fraga. Foi manhã alegre, festiva, plena de esperança e de votos de sucesso para a Prefeitura e Câmara Municipal. Manhã digna de um 1º de janeiro. Feliz ano Novo!
Jaguariúna e seu Povo merecem!
Comments